On Broadway 3

On Broadway 3

domingo, 2 de outubro de 2011

Festival Águas das Gerais: 11 anos de sucesso

Há 11 anos a escola de Dança Vitrine da Dança Deise Dutra produz aquele que se tornou um dos principais eventos da dança no sul de Minas Gerais, trata-se do Festival Águas das Gerais. A primeira, segunda e terceira edições, organizadas nos anos de 2000, 2001 e 2002, respectivamente, foram realizadas na quadra Charlo Lage, onde a Vitrine da Dança reunia as melhores escolas da região e essas apresentavam seus principais trabalhos para o público são-lourenciano.

A evolução técnica dos alunos e professores da Vitrine da Dança obrigou que a escola produzisse um evento maior em um local mais adequado possível e com mais conforto para o público. A quarta edição do Festival Águas das Gerais foi realizado no Hotel Primus com a apresentação de uma adaptação da história do Quebra Nozes numa versão do Natal Mágico. Este espetáculo entrou para história da arte de São Lourenço, pois foi a primeira vez que o público assistiu a um extrato de musical da Broadway apresentada na cidade.

O volume de pessoas presentes na quarta edição obrigou que a organização do evento procurasse um espaço ainda maior para profissionalizar de uma vez por todas o Festival. A quinta edição do evento foi apresentada no Centro de Convenções do Hotel Guanabara, com a adaptação do clássico A Bela Adormecida, que é um balé de repertório.

No local o público foi contemplado com um espaço mais confortável com um local específico para assistir o espetáculo, uma praça de alimentação e banheiros. Os artistas, alunos e professores também ganharam um espaço adequado com camarins e espaço para que eles pudessem se concentrar antes das apresentações. Além desses, a equipe de sonorização, cenografia, maquiadores e figurinistas também ganharam espaço adequado para atuarem apoiando a produção do evento.

Em 2005 a Vitrine da Dança apresentou o balé de repertório La Baydére com a participação especial do dançarino Carlinhos de Jesus, que abrilhantou a abertura do Águas das Gerais com números de dança salão. Já em 2006 foi a vez da adaptação do balé de repertório Dom Quixote encantar as centenas de pessoas que foram assistir o espetáculo. Nesta mesma edição, a Casa de Dança Carlinhos de Jesus participou do evento enviando os professores Plínio Costa e Roberta Appratti para apresentarem coreografias de dança de salão na abertura.

Na sétima edição, em 2007, o público assistiu uma adaptação do balé de repertório Coppélia e em 2008, La Fille Mal Gardée. Depois de 2006 a interação técnica com Plínio Costa e Roberta Apratti estava consolidada, pois o casal voltou a participar do Águas das Gerais nos respectivos anos.

O Festival Águas das Gerais também contou a história da Vitrine da Dança na edição de 2009. Os principais trabalhos da escola, em 20 anos de funcionamento, foram resgatados e apresentados ao público durante o evento. Na edição de 2010, o público foi mais uma vez surpreendido e desta vez com a adaptação do musical um Natal Espetacular.

Confira algumas imagens da última edição

Deise e Plínio Costa dançam uma coreografia de dança de salão durante a abertura do evento. Crédito: Vitrine da Dança


Crédito: Vitrine da Dança/ Projeto Crer-Ser


Crédito: Vitrine da Dança


Crédito: Vitrine da Dança


Crédito: Vitrine da Dança


Crédito: Vitrine da Dança


Crédito: Vitrine da Dança

2 comentários: