On Broadway 3

On Broadway 3

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Produção do figurino do Festival Águas das Gerais está finalizada

O Figurino do Festival Águas das Gerais já foi finalizado. Todas as fantasias já foram conferidas, embaladas, etiquetadas e entregue a cada um dos participantes que irá subir no palco nos dias 18, 19 e 20 de novembro, às 20 horas no Centro de Convenções do Hotel Guanabara, em São Lourenço.

Uma equipe composta por uma etilista, a Patrícia Brigagão, e cinco costureiras, incluindo as bordadeiras, produziram 156 fantasias. Cada um dos extratos musicais que será apresentado tem um tipo de fantasia diferente, produzidas com 28 tipos de tecidos que totalizam 398,70 metros de pano.

Produção das fantasias

De acordo com a estilista do Águas das Gerais e professora da Vitrine da Dança Deise Dutra, Patrícia Brigagão, o primeiro passo para produzir o figurino do festival é envolver todos os professores da escola. “A partir do momento em que foi decidido o rumo e o tema do 11º Águas das Gerais, em fevereiro deste ano, os professores se reuniram comigo para designarmos os personagens para cada turma e ouvir deles o que eles esperavam para o figurino da turma que comandam”, disse Patrícia.

Depois de todos os professores dizerem o que querem para o figurino de cada um dos alunos que irá se apresentar, é o momento de começar os desenhos de uma forma criativa e criteriosa. “Para produzir o figurino é preciso levar em consideração a estética, adaptação quanto às coreografias e o visual do ponto de vista teatral. Como a maioria das coreografias, especialmente as alas infantis, destacam um momento ou um personagem específico, houve um embasamento e ponto de partida, criatividade, coletividade e um bom senso estético foi imprescindível para o processo da arte dos croquis”, explicou a estilista e professora de dança.

Figurinos idealizados e tecidos comprados começa o momento da produção deles. A equipe de costureiras trabalha com as máquinas na potência máxima para produzirem as fantasias. “Nossa equipe é muito pró-ativa, rápida e habilidosa, isso sem mencionar o imenso talento de cada uma. Estavam sendo finalizadas em torno de oito peças por dia”, afirmou Patrícia.

Estética

Pelo segundo ano consecutivo Patrícia Brigagão produziu o figurino do Festival Águas das Gerais. Ela também teve a preocupação em produzir fantasias elegantes com o intuito de deixar o espetáculo ainda mais charmoso. “A proposta inicial foi desenvolvimento de figurinos para um show com uma visão teatral. Eu busquei trazer para esse conceito certa sobriedade e realidade em momento algum dispensando os elementos que transmitem esse caráter lúdico, genuínos de um espetáculo assim, como as cores vibrantes e figuras caricatas, que dentro do ponto de vista teatral buscam o exagero jocoso dos personagens pitorescos”, concluiu.







Nenhum comentário:

Postar um comentário